quinta-feira, 31 de maio de 2012

Os Sistemas do Corpo Humano



Objetivos:
 -Definir o que significa a palavra sistema,
 -Listar os diferentes sistemas do corpo humano,
-Compreender as funções dos sistemas do corpo humano,
-Distinguir diferentes partes do corpo humano,
-Aprender curiosidades.

(Obs. Aula já desenvolvida pela professora Paola H.S.gomes no ano de 2011. Pode ser encontrada no blog http://kbvirtual.blogspot.com.br/2011/08/em-construcao-plano-de-aula-os-sistemas.html)

Os Sistemas do Corpo Humano

1) Você sabe o que significa a palavra SISTEMA?
Para descobrir mais clique no link do dicionário on-line, digite a palavra, descubra o seu significado e comente com os colegas http://www.priberam.pt/dlpo/

2) E agora? O que você acha que são sistemas do corpo humano?
Entre no link abaixo, observe a imagem e leia sobre ela. Comente com a professora e com os colegas.
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1144-,00.html

3) Vamos assistir alguns vídeos sobre alguns sistemas do corpo humano?

Descrição: O Mundo de Beakmann apresenta experiências concretas e experimentos que explicam de forma mais clara como o corpo humano funciona.

O Sistema Respiratório: ( Por que respiramos? ) http://www.youtube.com/watch?v=AAxG9dVBI1A&feature=related 

O Sistema Digestivo : (Vômito - seguir o vídeo até 3:04 minutos)
http://www.youtube.com/watch?v=MYeAmM4RcgQ&feature=related

4) E agora? Vamos saber mais sobre os diferentes sistemas do corpo humano?

HQ do Corpo Humano

5) Vamos escrever um texto coletivo com todas as informações que aprendemos...

6) Agora é a hora de produzir!!!!!

Vamos desenvolver uma animação?
O que é uma animação?
Como fazer?



As Partes do Corpo Humano


Partes do corpo e sistemas

Partes básicas do CH

Digestão

Partes do corpo humano





http://www.webciencia.com/11_00menu.htm

4) Será que você realmente aprendeu sobre o assunto? Acesse o quiz...

http://www.ajudaalunos.com/quiz/matchsistemas.htm

5) Curiosidades sobre o corpo humano


segunda-feira, 28 de maio de 2012

As Células

Objetivos: Entender o que é uma célula, suas funções e suas partes principais.


Os vídeos abaixo lhes darão as respostas e, depois de assisti-los, vamos elaborar um texto sobre o assunto e pensar em...

Como você explicaria, para alguém que não conhece, o que é uma célula?


O que o nosso corpo faz para que a gente cresça e se modifique?


Os diferentes tipos de células que formam o nosso corpo.


Como são as células em um microscópio?






Agora é a hora de produzir!!!!!
Vamos desenvolver uma animação?


O que é uma animação?
Como fazer?


Acesse: http://saladeaulacomtecnologia.blogspot.com.br/2012/08/vamos-produzir-uma-animacao.html



domingo, 27 de maio de 2012

Carta e e-mail : Escolhendo o assunto e enviando via correio eletrônico e sistema postal (correio)

Objetivos:
- Ler e interpretar uma reportagem,
- Produzir perguntas e questões sobre a reportagem,
- Compreender a estrutura de uma carta,
- Escrever uma carta
- Enviar um e-mail coletivamente com as perguntas em forma de carta
-Reescrever a reportagem coletivamente


1) Vamos entrar na Revista Ciência Hoje das Crianças e escolher uma reportagem...
Acesse o link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/categoria/novidades/


A reportagem escolhida foi ...

Será que cola?

Alunos de uma escola em Curitiba criam sacola feita de cola branca


NOTÍCIAS - 22-05-2012

2) Agora que escolhemos a reportagem vamos ler em conjunto parágrafo por parágrafo.

3) Oralmente, vamos elaborar perguntas (questões) para o primeiro parágrafo da reportagem.
4) Vamos escrever perguntas sobre o texto, no caderno.

5) Vamos observar que algumas perguntas podem ser respondidas pelo texto e outras não.Vamos respondê-las.

6) Vamos selecionar as perguntas que queremos fazer para os entrevistados e escrever uma carta que será enviada por e-mail para a revista ou para os entrevistados.

7 ) Vamos aprender a escrever uma carta no editor de textos enquanto as professoras passam para fazer as correções das perguntas dos cadernos.


8) Vamos fazer a correção das cartas dos colegas e escolher as melhores.

9) Vamos escrever um e-mail coletivo utilizando as cartas escolhidas e uma carta.
Observaremos a diferença da escrita de uma carta e de um e-mail.
10) Vamos enviar a carta e o e-mail e...Agora é só esperar o retorno da resposta.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dúvidas da Língua Portuguesa ( Parte 1)

Objetivo:
-Tirar dúvidas sobre dificuldades ortográficas;
- Compreender regras gramaticais e ortográficas básicas

1) Escrever com -am, ou -ão?
Para saber mais acesse http://tudibao.com.br/2010/06/realizarao-e-diferente-de-realizaram.html


Atividades:
a) http://guida.querido.net/jogos/portug/ortogr-1.htm
b) http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-2.htm

2) Escreva a pontuação correta.

Atividades: 
a) http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-1.htm
b) http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont2.htm
c) http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont4.htm
3) Você sabe a diferençadas palavras passo e paço?

Vamos ao dicionário...
paço
(latim Palatium, -ii, monte Palatino, uma das sete colinas de Roma)

s. m.

s. m.
1. Residência de rei. = CORTE, PALÁCIO
2. Residência de prelado. = PALÁCIO
3. [Antigo] [Antigo] Solar de família nobre.
4. Conjunto das pessoas que habitam essas residências.
5. [Antigo] [Antigo] Cartório de tabelião.
6. Edifício público, sede do governo de um município.
paços do Concelho: Câmara Municipal.

passo
(latim passus, -us, afastamento das pernas)

s. m.
s. m.
1. Acto.Ato.Ato de mover um pé a seguir ao outro para andar.
2. Espaço percorrido de cada vez que se estende ou se põe um pé adiante do outro.
3. Acto.Ato.Ato de passar de uma parte para outra.
4. Modo de andar. = ANDAMENTO, MARCHA
5. Som produzido pelo acto.ato.ato de caminhar.
6. [Militar] [Militar] Cada um dos vários modos de marchar.
7. Andamento (do cavalo ou do muar) mais lento que o trote.
8. Cada uma das diferentes posições do pé na dança.
9. Lugar ou sítio por onde se passa de uma parte para outra. = ABERTA, ESTREITO, PASSAGEM
10. Vestígio ou sinal do pé no terreno. = PEGADA
11. Medida antiga equivalente a dois pés e meio ou 82 centímetros.
12. [Figurado] [Figurado] Procedência.
13. Lance ou sucesso digno de reparo.
14. Adiantamento, progresso.
15. Esforço, diligência, trabalho. (Mais usado no plural.)
16. Acção.Ação.Ação ou acto.ato.ato da vida ou procedimento do homem.
17. Cada uma das fases de um processo. = ETAPA
18. Coisa que causa riso ou estranheza.
19. Episódio ou parte de uma obra literária ou de outro texto ou discurso. = EXCERTO, PASSAGEM, TRECHO
20. Cada um dos episódios da paixão de Cristo.
adj.
21. Representação de um desses episódios.
adv.
22. Devagar e sem fazer ruído.
a cada passo: a cada momento.
a dois passos: a curta distância; proximamente, com pequeno intervalo, pouco depois.
ao mesmo passo: conjuntamente, simultaneamente.
ao passo que: à medida que, à proporção que, ao mesmo tempo.
a passos agigantados: o mesmo que a passos largos.
a passos contados: vagarosamente; pouco a pouco mas sensivelmente e de modo visível.
a passos descansados: o mesmo que a passos lentos.
a passos largos: aceleradamente, depressa.
a passos lentos: lentamente, demoradamente.
a poucos passos: o mesmo que a dois passos.
ceder o passo a: deixar passar adiante.
reconhecer superioridade.
contar os passos: andar devagar.
dar um passo: tomar uma resolução, empreender qualquer coisa.
marcar passo: ficar no mesmo lugar.AVANÇAR
passo a passo: lentamente.
passo geométrico: medida de cinco pés.
passo livre: desembaraçado de perigos ou inimigos.
ser um passo: ser uma coisa divertida.

Fonte: http://www.priberam.pt/

Atividade: http://guida.querido.net/jogos/portug/homofo-1.htm

4) Os 100 erros mais comuns da Língua Portuguesa

Atividade: http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/

5) Exercícios de compreensão da leitura a partir de textos relacionados com situações comuns do dia-a-dia.

Atividades: http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-ler/pequenos-textos.html

6) Escrever Ah, à, ...?
Para saber mais clique em http://estudamais8.blogs.sapo.pt/tag/%C3%A0+/+h%C3%A1+/+ah

Atividade : http://guida.querido.net/jogos/portug/ortogr-3.htm